Tempos Pretéritos e Escolhas de Futuro: a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a formação docente

Autores

  • Diana Gonçalves Vidal Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP
  • Bruno Bontempi Jr. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP
  • Maria Angela Borges Salvadori Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Educação Básica. Formação de Professores. História da Educação. Ensino Superior. Memória.

Resumo

O presente artigo objetiva retraçar o itinerário da Faculdade de Educação (USP) procurando, a partir da experiência dos sujeitos, articular história e memória. Organiza-se em três partes: a primeira abrange a década de 1930, tempo de criação do Instituto de Educação de São Paulo e fundação da USP. A segunda, entre 1940 e 1960, trata da acomodação do antigo instituto na Seção de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A terceira debruça-se sobre a FEUSP em seu percurso mais recente. Buscou-se recuperar as tradições que estiveram na origem da instituição, seus desdobramentos ao longo do tempo e os modos como aqueles que a constituíram enfrentaram os desafios que cada período colocou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Gonçalves Vidal, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Diana Gonçalves Vidal é professora titular de História da Educação da FEUSP, pesquisadora Pq do CNPq, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEHE) e membra do Comitê Executivo da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE).

Bruno Bontempi Jr., Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Bruno Bontempi Jr. é professor de História da Educação da FEUSP, pesquisador PQ2 do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações. Diretor Regional Sudeste da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)

Maria Angela Borges Salvadori, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Maria Angela Boges Salvadori é professora de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduada e Mestre em História e Doutora em Educação. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) e da Comissão Editorial da Revista Educação e Pesquisa.

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Vidal, D. G., Bontempi Jr., B., & Salvadori, M. A. B. (2016). Tempos Pretéritos e Escolhas de Futuro: a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a formação docente. Educação & Realidade, 41. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/67087

Edição

Seção

Itinerários de Instituições de Formação Docente: memórias e narrativas para o amanhã