Atividades de Ensino que Desenvolvem a Autorregulação da Aprendizagem

Autores

  • Fabiane Puntel Basso Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS
  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS

Palavras-chave:

Autorregulação, Atividade de Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este texto aborda um estudo que objetivou identificar o sistema de atividade de ensino-aprendizagem que melhor propicia o desenvolvimento de estratégias de autorregulação da aprendizagem em duas classes de primeiro ano de alfabetização formal em escolas francesas. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado segundo uma perspectiva observacional qualitativa, inspirada pela concepção mista de metodologia etnográfica e da teoria da atividade. Os resultados mostraram que as atividades realizadas na categoria Ensino Interdisciplinar proporcionaram maiores oportunidades para a evolução de estratégias de autorregulação nos alunos, possibilitando aos professores atuar como mediadores no processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Puntel Basso, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS

Fabiane Puntel Basso é doutora em Ciência da Linguagem pela Universidade de Grenoble-França. Pós-doutoranda em Educação - Universidade Federal de Pelotas.

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS

Maria Helena Menna Barreto Abrahão é docente Permanente na FACED/PPGEdu, na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pesquisadora 1A CNPq.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Basso, F. P., & Abrahão, M. H. M. B. (2018). Atividades de Ensino que Desenvolvem a Autorregulação da Aprendizagem. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/65212

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)