Movimentos Sociais: clichês e redes educativas no filme Queimada!

Autores

  • Joana Ribeiro dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
  • Rebeca Silva Brandão Rosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
  • Nilda Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Movimentos Sociais. Clichês. Cinema. Redes Educativas. Cotidianos.

Resumo

Através das imagens e sons, tecendo diálogo com as lutas por independência política na América do século XIX, Queimada! (dirigido por Gillo Pontecorvo, Itália, 1969), nos ajuda a compreender a importância das redes educativas na tessitura dos movimentos sociais ao longo da história. A ideia de uma repetição criadora, entre os movimentos do século XIX e entre os atuais, nos auxilia a discutir como os clichês aparecem no filme e estão presentes nas nossas redes, e em formas de perceber esses movimentos. Superar esses clichês parece ser uma boa tática para recriar, no presente, tantas formas de compreender a história e tecer os movimentos sociais atualmente. Buscamos teóricos como Certeau (1994), Deleuze (2005), Castells (2013), etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Ribeiro dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Joana Ribeiro dos Santos é doutoranda no ProPEd/UERJ, pesquisando com o tema Movimentos sociais e as redes educativas que os tecem e nos tecem: filmes, narrativas e outros personagens conceituais que nos questionam nos currículos; vinculada ao GRPesq Redes educativas, currículos e imagem, sob a coordenação de Nilda Alves; professora de História das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro.

Rebeca Silva Brandão Rosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Rebeca Silva Brandão Rosa é doutoranda no ProPEd/UERJ, pesquisando com o tema As tessituras de redes de conhecimentossignificações em movimentos sociais, no cinema; vinculada ao GRPesq Redes educativas, currículos e imagem, sob a coordenação de Nilda Alves; professora de Educação Infantil da rede municipal do Rio de Janeiro.

Nilda Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Nilda Alves é professora titular na UERJ e na UFF (aposentada); pesquisadora sênior no ProPEd/UERJ; pesquisadora 1 A/ CNpq; líder do GRPesq/CNpq Redes educativas, currículos e imagens; coordenadora da pesquisa Processos curriculares e movimentos migratórios: os modos como questões sociais se transformam em questões curriculares nas escolas” (financiamento: CNPq; FAPERJ; UERJ).

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Santos, J. R. dos, Rosa, R. S. B., & Alves, N. (2017). Movimentos Sociais: clichês e redes educativas no filme Queimada!. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64359

Edição

Seção

Educação e Mundos Imagéticos e Sonoros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)