Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?

Liliana Soares Ferreira

Resumo


O artigo apresenta uma explicação para a categoria trabalho pedagógico, considerando-a fundamental na descrição de qual é e como acontece o trabalho dos professores, e resgata sentidos desse trabalho na escola. O estudo assentou-se em princípios da análise dialética, incluindo pesquisa bibliográfica e sistematização dos dados com análise de conteúdo e elaboração de argumentos. Partiu-se dos sentidos de trabalho pedagógico, distinguindo-os e mostrando preponderância em relação a sinônimos. Relacionou-se ao trabalho dos professores, apresentando modos discursivos com os quais é possível descrever concepções da categoria na escola. Sugere-se que trabalho pedagógico é trabalho dos professores quando, na escola, há espaços e tempos para a produção de conhecimento em movimentos dialéticos entre o projeto pedagógico individual dos professores e o projeto pedagógico institucional, constituindo a práxis pedagógica.


Palavras-chave


Trabalho Pedagógico; Escola; Trabalho dos Professores; Práxis Pedagógica

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais 2018 Educação & Realidade

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo