A Escuta de Jovens em Filmes de Pesquisa

Autores

  • Paulo Cesar Rodrigues Carrano Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
  • Ana Karina Brenner Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Jovens. Entrevista Narrativa. Filme-Documentário. Representação Social. Espaços Populares.

Resumo

Apresenta-se trajetória de um grupo de pesquisa dedicado à produção de conhecimento sobre jovens de espaços populares no contexto de produção de filmes de pesquisa. Dois filmes são descritos e interpretados com especial destaque aos dispositivos utilizados para colocar em diálogo as narrativas de si e contextos de vida e sociabilidade de jovens através de imagens e sons. A representação fílmica não se confunde com um retrato do real, mas, em vez disso, é reconstituição através da seleção, tradução e montagem do produto que se quer compartilhar com o público. As entrevistas narrativas concebidas em bases dialógicas são elementos estruturantes da produção dos filmes que buscam apresentar o ser-jovem em sua complexidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Paulo Cesar Rodrigues Carrano é professor permanente dos programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e Cultura e Territorialidades (PPCULT) da UFF. É coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ.

Ana Karina Brenner, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Ana Karina Brenner é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Pesquisadora do Observatório Jovem do Rio de Janeiro e integrante do Grupo de Pesquisa & Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Rodrigues Carrano, P. C., & Brenner, A. K. (2017). A Escuta de Jovens em Filmes de Pesquisa. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64317

Edição

Seção

Educação e Mundos Imagéticos e Sonoros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)