Memórias da Infância e da Educação: abordagens eliasianas sobre as mulheres

Autores

  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS
  • Miria Izabel Campos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Palavras-chave:

Norbert Elias. Infância. Educação. Memórias de Mulheres.

Resumo

Relações sociais entre indivíduos estão pautadas pela experiência de educação e formação que cada um traz consigo ao longo da vida, pelo modo como se constituem individual e coletivamente. A partir de Elias e da metodologia da história oral, o objetivo foi buscar nas memórias de infância de sete mulheres, professoras de crianças, nascidas entre 1950 e 1970, a formação e a educação que se constituiu na infância em espaços privados e domésticos. Apreendeu-se que a escolha profissional tem vínculos com a educação feminina, normatizada por regras de controle e civilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Magda Sarat é doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pós-doutorada pela Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade
Federal da Grande Dourados (UFGD), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFGD) e líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC/UFGD).

Miria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Miria Izabel Campos é mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora Assistente da Faculdade de Educação da UFGD. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD e membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC/UFGD).

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Sarat, M., & Campos, M. I. (2017). Memórias da Infância e da Educação: abordagens eliasianas sobre as mulheres. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64283

Edição

Seção

Norbert Elias e Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)