Pedagogia da Alternância e(m) Etnodesenvolvimento: realidade e desafios

Autores

  • Assis da Costa Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA; Universidade de Brasília (UNB), Brasília/DF
  • Francilene de Aguiar Parente Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA
  • William César Lopes Domingues Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância. Etnodesenvolvimento. Interculturalidade. Povos e Comunidades Tradicionais. UFPA.

Resumo

No presente artigo se analisa o processo de implantação da Pedagogia da Alternância no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento,
sediado no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará. De início, reflete-se sobre os aportes teóricos que fundamentam a alternância na perspectiva do etnodesenvolvimento e da interculturalidade. Posteriormente, analisa-se os ganhos educacionais obtidos com a adoção da metodologia, sobretudo no plano da relação entre teoria e prática, e conhecimentos tradicionais com conhecimentos científicos, assim como os problemas e desafios que sua adoção gera no plano administrativo e na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Assis da Costa Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA; Universidade de Brasília (UNB), Brasília/DF

Assis da Costa Oliveira é professor de Direitos Humanos da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA. Graduado em Direito pela UFPA. Coordenador do Grupo de Trabalho Direitos, Infâncias e Juventudes do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais; Advogado.

Francilene de Aguiar Parente, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Francilene de Aguiar Parente é professora de Antropologia e Coordenadora do Curso de Etnodesenvolvimento, vinculado à Faculdade de Etnodiversidade do Campus de Altamira da UFPA. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPA. Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFPA. Graduada em Ciências Sociais pela UFPA. Vice Coordenadora do Grupo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (GEABI/UFPA).

William César Lopes Domingues, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

William César Lopes Domingues é indígena do povo Xakriabá, professor de Saúde do Curso de Etnodesenvolvimento vinculado à Faculdade de Etnodiversidade do Campus de Altamira da UFPA. Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Altamira. Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA. Graduado em Educação pela UFPA, Campus de Altamira.

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Oliveira, A. da C., Parente, F. de A., & Domingues, W. C. L. (2017). Pedagogia da Alternância e(m) Etnodesenvolvimento: realidade e desafios. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/63216

Edição

Seção

Artigos