Espaços Escolares Indígenas no Brasil: políticas, ações e atores envolvidos

Autores

  • Nauíra Zanardo Zanin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS – Brasil
  • Ivone Maria Mendes Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS – Brasil
  • Maria Silvia Cristofoli Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS – Brasil

Palavras-chave:

Espaços Escolares. Intervenções Arquitetônicas. Políticas Educacionais. Diversidade Sociocultural. Sujeitos Escolares Indígenas.

Resumo

Este artigo tem como escopo problematizar os espaços escolares indígenas no Brasil, voltando nossa atenção para diferentes parâmetros que têm pautado as intervenções arquitetônicas e a repercussão delas em comunidades indígenas. A partir dos documentos oficiais, situamos o tema na legislação e nos documentos normativos e, além disso, analisamos projetos arquitetônicos e publicações na mídia. Os achados apontam que a infraestrutura escolar ainda se põe como desafio para o Ministério da Educação e que há necessidade de ampliar e aprimorar as iniciativas voltadas à qualificação desses espaços, bem como os processos de participação de grupos indígenas nas instâncias decisórias que possibilitam a construção das políticas e as ações derivadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nauíra Zanardo Zanin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS – Brasil

Graduada em Arquiteta e Urbanismo e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS.

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS – Brasil

Graduada em Psicologia e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora adjunta na área de Psicologia da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS.

Maria Silvia Cristofoli, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS – Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora adjunta na área de política educacional e legislação do ensino na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim/RS.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Zanin, N. Z., Silva, I. M. M., & Cristofoli, M. S. (2017). Espaços Escolares Indígenas no Brasil: políticas, ações e atores envolvidos. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/62535

Edição

Seção

Artigos