Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral

Tânia de Freitas Resende, Mariana Gadoni Canaan, Laís da Silva Reis, Roberta Alves de Oliveira, Tereza Cristina Starling de Souza

Resumo


Este artigo busca discutir diferentes concepções e práticas em torno dos deveres de casa em escolas que desenvolvem projetos de ampliação da jornada escolar e, a partir dessa reflexão, analisar a relação entre a escola e as famílias nessa nova conjuntura. Foram aplicados questionários aos coordenadores dos projetos e aos coordenadores das turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 173 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Realizaram-se, ainda, estudos de caso em oito instituições. Os resultados indicam o acirramento dos conflitos em torno dos deveres de casa e da divisão do trabalho educacional entre família e escola, mas também sinalizam a possibilidade de construção de novos acordos em torno desse tema.

Palavras-chave


Dever de Casa; Escola de Tempo Integral; Ampliação da Jornada Escolar; Família; Escola



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