Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral
Palavras-chave:
Dever de Casa, Escola de Tempo Integral, Ampliação da Jornada Escolar, Família, EscolaResumo
Este artigo busca discutir diferentes concepções e práticas em torno dos deveres de casa em escolas que desenvolvem projetos de ampliação da jornada escolar e, a partir dessa reflexão, analisar a relação entre a escola e as famílias nessa nova conjuntura. Foram aplicados questionários aos coordenadores dos projetos e aos coordenadores das turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 173 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Realizaram-se, ainda, estudos de caso em oito instituições. Os resultados indicam o acirramento dos conflitos em torno dos deveres de casa e da divisão do trabalho educacional entre família e escola, mas também sinalizam a possibilidade de construção de novos acordos em torno desse tema.Downloads
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Publicado
2018-02-27
Como Citar
Resende, T. de F., Canaan, M. G., Reis, L. da S., Oliveira, R. A. de, & Souza, T. C. S. de. (2018). Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/62458
Edição
Seção
A Educação Escolar em Perspectiva