Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral

Autores

  • Tânia de Freitas Resende Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Mariana Gadoni Canaan Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Laís da Silva Reis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Roberta Alves de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Tereza Cristina Starling de Souza Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Dever de Casa, Escola de Tempo Integral, Ampliação da Jornada Escolar, Família, Escola

Resumo

Este artigo busca discutir diferentes concepções e práticas em torno dos deveres de casa em escolas que desenvolvem projetos de ampliação da jornada escolar e, a partir dessa reflexão, analisar a relação entre a escola e as famílias nessa nova conjuntura. Foram aplicados questionários aos coordenadores dos projetos e aos coordenadores das turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 173 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Realizaram-se, ainda, estudos de caso em oito instituições. Os resultados indicam o acirramento dos conflitos em torno dos deveres de casa e da divisão do trabalho educacional entre família e escola, mas também sinalizam a possibilidade de construção de novos acordos em torno desse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia de Freitas Resende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Tânia de Freitas Resende é doutora em Educação - Professora de Sociologia da Educação e pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mariana Gadoni Canaan, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Mariana Gadoni Canaan é bacharela em Ciências Sociais (2009) e Mestra em Educação (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutoranda em Educação pela UFMG e membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/UFMG). 

Laís da Silva Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Laís da Silva Reis é graduada em Pedagogia (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é mestranda em Educação pela UFMG e membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/UFMG).

Roberta Alves de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Roberta Alves de Oliveira é graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/UFMG).

Tereza Cristina Starling de Souza, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), Belo Horizonte/MG

Tereza Cristina Starling de Souza é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), com duas pós-graduações lato sensu na área de Educação. Atualmente é Professora da Faculdade Única de Contagem, no curso de Pedagogia, e professora da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Foi professora pesquisadora pelo OBEDUC/CAPES, no projeto que deu origem a este artigo. 

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Resende, T. de F., Canaan, M. G., Reis, L. da S., Oliveira, R. A. de, & Souza, T. C. S. de. (2018). Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/62458

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva