Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches

Autores

  • Gisela Wajskop Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Aprendizagem pela Brincadeira. Brincar e Letramento. Brincar em Linguagem Oral. Livros Infantis. Creches.

Resumo

Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre as relações entre a brincadeira de
faz-de-conta e a aprendizagem da linguagem oral em contextos narrativos significativos em creches. Pretende apresentar, por meio de exemplos e resultados de pesquisa-ação em curso, como uma narrativa emergente pode ser construída pelas crianças, coletivamente, em suas brincadeiras a partir da leitura em voz alta de livros literários pelos professores. Os resultados revelam a integração entre brincar e aprender, dois lados da mesma moeda quando mediados pela literatura infantil que fornece repertório linguístico e semântico significativo às produções expressivas e comunicativas das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Wajskop, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP

Gisela Wajskop é socióloga, Mestre e Doutora em Educação. Especialista em Educação Infantil e Formação de Professores. Atualmente participa do NOWPlay Project – OISE/UofT. É pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica De São Paulo e foi Professora Visitante no Ontario Institute for Studies in Education – University of Toronto (2014).

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Wajskop, G. (2017). Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61980

Edição

Seção

Artigos