Políticas de Educação Integral em Tempo Integral à Luz da Análise do Ciclo da Política Pública

Autores

  • Cláudia da Mota Darós Parente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília/SP

Palavras-chave:

Jornada Escolar, Terceiro Setor, Política Educacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo sistematizar alguns elementos para a análise das políticas de educação integral em tempo integral considerando o ciclo da política pública. O ciclo de uma política pública é composto pelas seguintes fases: agenda, formulação, implementação e avaliação. Por meio de um ensaio teórico, embasado na bibliografia da área de políticas públicas e no acúmulo teórico e empírico acerca da temática, o presente estudo mostra como as políticas de educação integral em tempo integral apresentam-se atualmente na agenda político-educacional brasileira e como vêm sendo formuladas, implementadas e avaliadas. Aponta a relevância de se construir instrumentos e metodologias de análise que melhor captem as necessidades da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília/SP

Cláudia da Mota Darós Parente é professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação de Presidente Prudente. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE). Pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Parente, C. da M. D. (2018). Políticas de Educação Integral em Tempo Integral à Luz da Análise do Ciclo da Política Pública. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61874

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva