História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da Paraíba

Autores

  • Waldeci Ferreira Chagas Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Guarabira/PB

Palavras-chave:

História. Cultura Afro-Brasileira. Currículo. Educação Étnico-Racial.

Resumo

Neste artigo discute-se sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas da Paraíba. Nele analisam-se as experiências desenvolvidas por trinta docentes que atuam na educação básica e em escolas públicas municipais localizadas em cidades de três mesorregiões da Paraíba: litoral, agreste e brejo. Para a realização da análise, recorreu-se aos projetos desenvolvidos e executados pelos docentes, através dos quais foi discutido o conteúdo, a metodologia, os recursos didáticos e a relação entre a execução desses projetos e a efetivação da educação para as relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldeci Ferreira Chagas, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Guarabira/PB

Waldeci Ferreira Chagas é graduado em História pela UFPB, Mestre e Doutor em História pela UFPE, Professor Adjunto no Departamento de História da UEPB, Campus Guarabira, onde leciona História da África e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Integra a equipe do NEABI/UEPB/Guarabira.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Chagas, W. F. (2016). História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da Paraíba. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61125

Edição

Seção

Educação e Relações Étnico-Raciais