Fios que Tecem o Tempo Escolar: do ritmo padrão à simultaneidade

Autores

  • Ana Sueli Teixeira de Pinho Universidade Católica do Salvador (UCSal), Salvador/BA
  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador/BA

Palavras-chave:

Tempo Escolar. Ritmo Padrão. Simultaneidade. Narrativa (Auto)Biográfica.

Resumo

Este texto tem por objetivo tecer os fios que, de modo complexo, atam e desatam, de forma silenciosa, a constituição do tempo em duas escolas com classes multisseriadas da Ilha de Maré, problematizando a ideia de ritmo padrão e apontando a simultaneidade como possibilidade para o tempo escolar. Do ponto de vista metodológico foi adotada a narrativa (auto)biográfica, e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. O estudo realizado aponta que o tempo escolar, das duas escolas pesquisadas, é convidado a reconhecer a existência e a legitimidade de outros tempos, para além do seu: o tempo da maré, o tempo do trabalho, o tempo das práticas simbólicas, o tempo livre e as temporalidades dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sueli Teixeira de Pinho, Universidade Católica do Salvador (UCSal), Salvador/BA

Ana Sueli Teixeira de Pinho é doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Pesquisadora do GRAFHO Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Professora da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Assessora Pedagógica do Instituto Anísio Teixeira – IAT. Vice-coordenadora do Projeto Multisseriação e Trabalho Docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem (CNPq e FAPESB).

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador/BA

Elizeu Clementino de Souza é pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do GRAFHO (Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral). Pesquisador associado do Laboratorie EXPERICE (Université de Paris 13 - Paris 8). Coordenador do Projeto Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem (CNPq e FAPESB).

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Pinho, A. S. T. de, & Souza, E. C. de. (2017). Fios que Tecem o Tempo Escolar: do ritmo padrão à simultaneidade. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60927

Edição

Seção

Artigos