Em Busca do Lá: educação, espaço e linguagem

Autores

  • Wenceslao Machado Oliveira Jr. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Palavras-chave:

Literatura. Espaço. Geografia Escolar. Testemunho. David Grossman.

Resumo

A partir da obra literária Fora do tempo, de David Grossman, apontar a criação do espaço na linguagem, através dela, na fratura dela mesma: um lá, um onde a linguagem pode levar autor, personagens e leitores até o encontro do espaço-lugar expresso ali, nas palavras e nos silêncios. A literatura como linguagem intensiva que, ao invés de buscar dizer de um espaço-lugar-lá como algo fora dela, cria espaço-lugar-lá no burilamento-dobra da própria linguagem, ela mesma sendo matéria-prima, matéria de expressão, desse espaço. A partir das proposições de Deleuze e Pellejero acerca da potência política da literatura, lidar com o abrir das linguagens para vertentes menos informativas e mais expressivas nas atividades de ensino e, talvez, permitindo aos alunos a possibilidade deles nos darem a ver – criarem, resistirem, agirem com vontade de arte (Oneto) – outros espaços-geografias ainda não sensíveis a nós, permitindo-nos, também talvez, a invenção de outros possíveis, outras maneiras de testemunhar (Vilela), outras potências da literatura na educação, outras maneiras de habitar o espaço, como nos incita Massey.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wenceslao Machado Oliveira Jr., Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP

Wenceslao Machado Oliveira Jr. é graduado em Geografia e doutor em Educação. É professor Livre-Docente no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador no Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É membro da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação, tendo sido seu coordenador entre 2010 e 2015.

 

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Oliveira Jr., W. M. (2017). Em Busca do Lá: educação, espaço e linguagem. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60859

Edição

Seção

Artigos