Marx e Piaget: aproximações teóricas e epistemológicas

Adrian Oscar Dongo-Montoya

Resumo


Este estudo propõe mostrar as aproximações do pensamento de Piaget com o de Marx em função da pesquisa sociológica de ambos os autores. Essas aproximações se manifestam nisto: as relações entre as partes e o todo societário, as relações entre a ação material e as representações sociais, as relações entre a sincronia e a diacronia e o papel das centrações e descentrações na formação das representações individuais e coletivas. Nessa perspectiva, analisaremos principalmente os estudos de Piaget sobre tais questões. Não deixaremos de analisar alguns estudos do próprio Marx e de seus seguidores sobre questões análogas, a fim de verificar supostas aproximações. Os resultados da nossa pesquisa evidenciam aproximações teóricas entre ambos os autores.


Palavras-chave


Pensamento de Piaget. Pensamento de Marx. Ação e Representação. Sincronia e Diacronia. Ciência e Ideologia.



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Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

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