Desafios e Dificuldades na Implementação do Programa Mais Educação: percepção dos atores das escolas

Autores

  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ
  • Fabio Brandolin Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro/RJ
  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Educação Integral. Implementação. Voluntários. Escola de Tempo Integral.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar a implementação do Programa Mais Educação (PME) a partir da percepção dos atores que tomam decisões cotidianas nas escolas para dar corpo aos objetivos dessa política indutora do governo federal. A pesquisa foi conduzida em 6 escolas da rede municipal de Petrópolis-RJ e contou com a participação de 33 entrevistados. Os resultados indicam que as escolas enfrentam dificuldades de estabelecer parcerias com outras instituições para o desenvolvimento das atividades do programa, os gestores valorizam o PME por seu caráter de assistência e apoio às famílias e os monitores, apresentam frágeis vínculos com o programa por conta do baixo valor da ajuda de custo, colocando em xeque o caráter voluntário da participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Antonio Jorge Gonçalves Soares é professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo-CNPq (LABEC), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais-CNPp (GESED), Bolsista de Produtividade CNPq e Cientista do Nosso Estado – FAPERJ.

Fabio Brandolin, Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro/RJ

Fabio Brandolin é professor de Educação Física no Instituto Benjamin Constant (IBC). Membro do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo-CNPq (LABEC).

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Daniela Patti do Amaral é professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais-CNPp (GESED)

Publicado

2017-06-16

Como Citar

Soares, A. J. G., Brandolin, F., & Amaral, D. P. do. (2017). Desafios e Dificuldades na Implementação do Programa Mais Educação: percepção dos atores das escolas. Educação & Realidade, 42(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60490

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)