Desafios e Dificuldades na Implementação do Programa Mais Educação: percepção dos atores das escolas

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Fabio Brandolin, Daniela Patti do Amaral

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de investigar a implementação do Programa Mais Educação (PME) a partir da percepção dos atores que tomam decisões cotidianas nas escolas para dar corpo aos objetivos dessa política indutora do governo federal. A pesquisa foi conduzida em 6 escolas da rede municipal de Petrópolis-RJ e contou com a participação de 33 entrevistados. Os resultados indicam que as escolas enfrentam dificuldades de estabelecer parcerias com outras instituições para o desenvolvimento das atividades do programa, os gestores valorizam o PME por seu caráter de assistência e apoio às famílias e os monitores, apresentam frágeis vínculos com o programa por conta do baixo valor da ajuda de custo, colocando em xeque o caráter voluntário da participação.


Palavras-chave


Educação Integral. Implementação. Voluntários. Escola de Tempo Integral.

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