Ética e Estética são Um? O que isto pode ter a ver com a Educação escolar?

Autores

  • Fausto dos Santos Amaral Filho Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba/PR

Palavras-chave:

Ética e Estética, Educação, Modernidade, Polissemia Escolar

Resumo

A partir das duas perguntas que intitulam o presente artigo compreende-se, ao responder à primeira, que aquilo que identifica Ética e Estética é o fundamento polissêmico da linguagem que as constitui, em contraposição à linguagem monossêmica da Ciência. Assim, passando para a segunda pergunta, sem deixar o horizonte da linguagem, encontramos uma interpretação da Modernidade e da Pós-modernidade e os modos da Educação de situar-se aí. Quando, então, tentando superar uma visão monossêmica da Educação, passa-se a pensar nas possibilidades daquilo que se pode chamar de polissemia escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba/PR

Fausto dos Santos Amaral Filho é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Autor de obras como: A Estética Máxima (2003) e Os Filósofos e a Educação (2014).

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Amaral Filho, F. dos S. (2018). Ética e Estética são Um? O que isto pode ter a ver com a Educação escolar?. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60334

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva