Prática Avaliativa de Matemática: um dispositivo pedagógico de subjetivação
Palavras-chave:
Avaliação. Análise do Discurso. Práticas de Diferenciação.Resumo
O texto divulga alguns resultados de uma pesquisa de mestrado já concluída, discute e problematiza a avaliação como ferramenta pedagógica que se exercita na sala de aula para a subjetivação de uma professora de Matemática e seus alunos, questionando enunciados sobre práticas avaliativas que são silenciados e podem ter implicações na produção de subjetividades. Aproxima-se das teorizações de Michel Foucault sobre a constituição de sujeitos em um movimento de análise que situou a avaliação em um lugar-outro do discurso pedagógico, inscrevendo-a como uma prática de diferenciação e uma ferramenta pedagógica para tornar visíveis os que aprendem e os que não aprendem na escola, e para a formação de um sujeito avaliador.Downloads
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Publicado
2017-04-05
Como Citar
Souza, D. M. X. de B., & Silva, M. A. da. (2017). Prática Avaliativa de Matemática: um dispositivo pedagógico de subjetivação. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/59116
Edição
Seção
Artigos