Prática Avaliativa de Matemática: um dispositivo pedagógico de subjetivação

Autores

  • Deise Maria Xavier de Barros Souza Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Campo Grande/MS
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Palavras-chave:

Avaliação. Análise do Discurso. Práticas de Diferenciação.

Resumo

O texto divulga alguns resultados de uma pesquisa de mestrado já concluída, discute e problematiza a avaliação como ferramenta pedagógica que se exercita na sala de aula para a subjetivação de uma professora de Matemática e seus alunos, questionando enunciados sobre práticas avaliativas que são silenciados e podem ter implicações na produção de subjetividades. Aproxima-se das teorizações de Michel Foucault sobre a constituição de sujeitos em um movimento de análise que situou a avaliação em um lugar-outro do discurso pedagógico, inscrevendo-a como uma prática de diferenciação e uma ferramenta pedagógica para tornar visíveis os que aprendem e os que não aprendem na escola, e para a formação de um sujeito avaliador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Maria Xavier de Barros Souza, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Campo Grande/MS

Deise Maria Xavier de Barros Souza é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora de Matemática, técnica da equipe pedagógica de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS. Integrante do GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Marcio Antonio da Silva é doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. Líder do GPCEM (GP100 – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática).

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Souza, D. M. X. de B., & Silva, M. A. da. (2017). Prática Avaliativa de Matemática: um dispositivo pedagógico de subjetivação. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/59116

Edição

Seção

Artigos