Sentidos e Significados da Docência, segundo uma Professora Iniciante

Autores

  • Itale Luciane Cericato Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Professor Iniciante. Políticas Docentes. Formação de Professores.

Resumo

A temática desse estudo, que ganha destaque no cenário de baixa atratividade da carreira docente, discute os primeiros anos profissionais de uma professora da rede pública paulista. Os resultados indicam o trabalho sentido como gerador de desgaste emocional sendo este período vivido com dificuldade e com o desejo de abandonar a profissão. Após breve mapeamento das políticas existentes sobre a área apontam-se aspectos que merecem atenção do poder público como a criação de políticas sistemáticas de apoio e acolhida ao professor iniciante. Por fim, sugere-se a implantação de comunidades profissionais de aprendizagem, em que esses profissionais possam encontrar, quando necessário, recursos, orientação e aprimoramento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itale Luciane Cericato, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Itale Luciane Cericato é psicóloga, doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e docente na Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Cericato, I. L. (2017). Sentidos e Significados da Docência, segundo uma Professora Iniciante. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/57738

Edição

Seção

Artigos