Livro Didático de Geografia: estudo da linguagem cartográfica

Clodoaldo José Bueno Prado, Sonia Maria Marchiorato Carneiro

Resumo


O artigo objetiva socializar a pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) em relação à linguagem cartográfica. O estudo, qualitativo, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial cidadã. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania do educando; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; e a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente.


Palavras-chave


Educação Geográfica. Consciência Espacial-Cidadã. Linguagem Cartográfica. Livros Didáticos.

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