Abstração Pseudoempírica: significado epistemológico e impacto metodológico
Palavras-chave:
Abstração Reflexionante. Abstração Pseudoempírica. Epistemologia. Metodologia de Pesquisa. Educação.Resumo
Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, não da empírica; por ela, o sujeito retira dos objetos características de suas coordenações de ações, que previamente colocara neles. Ao retirar o oito da oitava peça de uma fileira do ábaco, o sujeito retira de fato o que ele colocara naquela peça. Se ele retirar o oito de diferentes peças do ábaco, dependendo de onde começou a contar, significa que o oito não está nelas; está na mente do sujeito. Além de caracterizá-la, mostra-se no texto o valor epistemológico, metodológico e educacional da abstração pseudoempírica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-30
Como Citar
Becker, F. (2016). Abstração Pseudoempírica: significado epistemológico e impacto metodológico. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56521
Edição
Seção
Artigos