Experiência de Gestão Ambiental no Currículo de 1º Grau

Maria Flávia C. Guazzinelli, América Cézar, Ana Lúcia Formigli

Resumo


Este artigo insere-se em linha de investigação do Projeto Memorial Pirajá elaborado pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu que integra o Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia. Relata Experiência em 10 escolas municipais, demonstrando ser a educação para gestão responsável por nova postura da população face ao meio e, particularmente, ao Parque São Bartolomeu, importante sítio natural, histórico e sagrado da cidade de Salvador. As implicações educativas desse trabalho foram: (1) criação de uma esfera de comunicação e tensão entre a cultura escolar e novas configurações cognitivas; (2) desenvolvimento, entre os escolares, da capacidade de articular imaginação, vontade e reflexão no exercício de ação deliberada sobre o meio.


Palavras-chave


educação, currículo, gestão ambiental

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Entre 26 e 30 de outubro, Educação & Realidade participou da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas. Veja a nossa participação (com vídeos, textos e podcast):

Primeiro dia:

http://gg.gg/blog-scielo-1-1

http://gg.gg/blog-scielo-1-2 

Segundo dia:

http://gg.gg/blog-scielo-2-1

http://gg.gg/blog-scielo-2-2

Terceiro dia:

http://gg.gg/blog-scielo-3-1

http://gg.gg/blog-scielo-3-2

Quarto dia:

http://gg.gg/blog-scielo-4-1

http://gg.gg/blog-scielo-4-2

Quinto e último dia:

http://gg.gg/blog-scielo-5-1

http://gg.gg/blog-scielo-5-2


Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo