Juventudes, Educação do Campo e Formação Técnica: um estudo de caso no IFMT

Autores

  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), São Vicente da Serra/MT
  • Michèle Tomoko Sato Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá/MT
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), São Vicente da Serra/MT
  • Arnaldo Gonçalves de Campos Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), São Vicente da Serra/MT

Palavras-chave:

Juventude. Qualificação Social e Profissional. Educação do Campo.

Resumo

O Campus São Vicente – IFMT é responsável pela execução do Projovem Campo: saberes e fazeres da terra que atua, tanto na formação de professores (via especialização), quanto na formação da Qualificação Social e Profissional dos jovens e adultos oriundos da agricultura familiar. O objetivo deste artigo é descrever sobre o processo da certificação da qualificação profissional que envolve diretamente a juventude camponesa. Por meio da metodologia do estudo de caso de cunho participante será apresentado como essa política se desenhou durante sua inserção no contexto da juventude, na dimensão da formação técnica e da Educação do Campo. Os resultados evidenciam que os aspectos burocráticos da governabilidade impedem o IFMT de cumprir o seu papel social. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), São Vicente da Serra/MT

Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra é graduado em pedagogia pelo Instituto de Educação-UFMT (2007), Mestrado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Atualmente é colaborador - Comitê Interinstitucional e Permanente da Educação do Campo - CIPEC-MT, pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus São Vicente - Núcleo Avançado de Jaciara.

Michèle Tomoko Sato, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá/MT

Michèle Tomoko Sato possui licenciatura em Biologia (São Paulo, SP), mestrado em Filosofia (Norwich, Inglaterra), doutorado em Ciências (São Carlos, SP) e pós-doutorado em Educação (Montréal, Canadá). É docente associada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] e pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA).

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), São Vicente da Serra/MT

Geison Jader Mello possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), área de Mudanças Climáticas Globais, linha de pesquisa Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos, com enfoque em Teoria dos Sistemas Dinâmicos Não Lineares. Atualmente é professor de Física no Campus São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso (SVC-IFMT).

Arnaldo Gonçalves de Campos, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), São Vicente da Serra/MT

Arnaldo Gonçalves de Campos possui Curso Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá - EAFC (1997), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2003), Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2005) e Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2013). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) - Campus: São Vicente.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Senra, R. E. F., Sato, M. T., Mello, G. J., & Campos, A. G. de. (2017). Juventudes, Educação do Campo e Formação Técnica: um estudo de caso no IFMT. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55385

Edição

Seção

Artigos