Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Danusa Munford, Francisco Ângelo Coutinho, Kely Cristina Nogueira Souto

Resumo


A partir de uma pesquisa de abordagem etnográfica em educação, baseada em observação participante, videogravações e entrevistas, acompanhamos o início do processo de inserção de uma turma de crianças de seis anos no Ensino Fundamental. Em nosso estudo, procuramos caracterizar aspectos do início desse processo considerando a cultura escolar como algo em constante movimento, povoada por embates e contradições, e em íntima relação com a construção da cultura de pares. Destacamos alguns aspectos essenciais que caracterizaram a inserção dessas crianças no Ensino Fundamental: a rotina diariamente escrita no quadro, a preocupação com o bem-estar físico das crianças, o cuidado com os artefatos escolares, o tom de voz baixo da professora, a roda de conversa e a prática de uma criança ajudar a outra.

Palavras-chave


Escolarização. Inserção. Ensino Fundamental. Etnografia em Educação.



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