A Cidade como Espaço da Infância

Autores

  • Rhaisa Naiade Pael Farias Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF
  • Fernanda Müller Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Palavras-chave:

Cidade. Infância. Educação Não-Formal. Métodos Visuais.

Resumo

Estudos recentes (Valentine, 1997; Mikkelsen; Christensen, 2009) têm sugerido que a experiência da infância contemporânea nos centros urbanos é cada vez mais vivida de forma fragmentada. Para investigar tal afirmativa, o presente artigo se propõe a conhecer as experiências urbanas de duas meninas e dois meninos, habitantes de Brasília, Distrito Federal. O estudo utilizou métodos visuais e considerou as crianças como principais informantes. Map-like model (Blaut et al., 2003) e a foto-elicitação (Clark-Ibáñez, 2004) foram considerados como instrumentos de geração de dados. A análise sugere que apesar das crianças serem dirigidas aos espaços especializados e privados, seu conhecimento da cidade não é limitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhaisa Naiade Pael Farias, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Rhaisa Naiade Pael Farias é estudante do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Brasília (2015). Possui pós-graduação lato sensu em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e graduação em Pedagogia Licenciatura - Habilitação em Educação Infantil pela mesma universidade (2007).

Fernanda Müller, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Fernanda Müller é mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou doutorado sanduíche no Centre for Family Research, Universidade de Cambridge. Foi pesquisadora visitante no Center for Language, Interaction and Culture (CLIC)/UCLA (2015-2016). É professora Associada I da Universidade de Brasília.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Farias, R. N. P., & Müller, F. (2016). A Cidade como Espaço da Infância. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/54542

Edição

Seção

Artigos