Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade

Américo Augusto Nogueira Vieira, Ademir Clemente, Guilherme Ataíde Dias, Marcílio Toscano Franca Filho

Resumo


O problema da demarcação não tem sido satisfatoriamente exposto nas disciplinas de Metodologia. São raras as exposições do Método Hipotético-Dedutivo, sua natureza e seu emprego, na mencionada disciplina. Este artigo resulta de pesquisa das práticas da disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa abrangeu ampla base bibliográfica e apresenta contribuições no sentido de aprimorar o ensino-aprendizagem e corrigir equívocos contidos na maioria dos textos didáticos. A conclusão é que a reorientação da disciplina representa oportunidade para aprimoramento da prática interdisciplinar, e favorece a prática de isomorfismos, o desenvolvimento de perspectivas sistêmicas e o avançar para a transciência.

Palavras-chave


Metodologia Científica. Demarcação. Método Hipotético-Dedutivo. Interdisciplinaridade. Ensino.

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