Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público

Vera Maria Vidal Peroni, Maria Raquel Caetano

Resumo


Este artigo enfoca as relações entre o público e o privado na Educação através da análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e como se dá a influência dos sujeitos que participam do conselho de governança do Instituto e suas redes de relações. O foco da análise é a privatização do público, na lógica mercantil, com implicações para a democratização da educação. Analisamos como o privado interfere no público através da parceria entre o Instituto Unibanco e escolas de Ensino Médio, em que a propriedade permanece pública, mas a instituição privada interfere no conteúdo da educação através da gestão por resultados, trazendo uma lógica individualista e competitiva empresarial, em detrimento de princípios democráticos.


Palavras-chave


Público-Privado. Parcerias. Democratização da Educação. Ensino Médio.



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Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

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