A Linguagem Movimento na Educação de Bebês para a Formação de Professores

Autores

  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR
  • Lorena de Fátima Nadolny Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME), Curitiba/PR

Palavras-chave:

Educação de Bebês. Formação de Professores. Corpo e Movimento.

Resumo

Este estudo aborda uma proposta de educação para bebês, ancorada nos pressupostos de Wallon, para discutir estratégias formativas que mobilizam a reflexão de professores sobre saberes da linguagem movimento na Educação Infantil. Para isto, utilizamos estratégias desenvolvidas com professoras de berçários dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (Paraná), em parceria com o projeto de formação de professores Educamovimento: saberes e práticas na Educação Infantil da UFPR (2008-2013). O projeto nos levou a concluir que a formação continuada na Educação Infantil necessita promover a reflexão de práticas educativas que superem dificuldades pedagógicas, planejamento de situações educativas em consonância com as características dos bebês e de suas possibilidades de movimentação, a organização do cotidiano pedagógico e suas práticas de movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Marynelma Camargo Garanhani é doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do EDUCAMOVIMENTO: grupo de pesquisa e estudos em educação da criança, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR).

Lorena de Fátima Nadolny, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME), Curitiba/PR

Lorena de Fátima Nadolny é mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Pesquisadora do EDUCAMOVIMENTO: grupo de pesquisa e estudos em educação da criança. Atua no Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – PR.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Garanhani, M. C., & Nadolny, L. de F. (2015). A Linguagem Movimento na Educação de Bebês para a Formação de Professores. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51737

Edição

Seção

Educação Infantil