Marketing e Educação Política: um estudo sobre agentes, estratégias e interpretações da cultura

Autores

  • Elias Evangelista Gomes Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas/MG
  • Maria da Graça Jacintho Setton Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Marketing Político. Educação Política. Cultura. Socialização. Agentes Socializadores.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o marketing político como instância cultural e socializadora capaz de oferecer uma educação política para amplos segmentos da população. Com suas estratégias comunicacionais, os profissionais da área são potenciais produtores, difusores, mediadores e consagradores de ideias acerca da política, do povo e da nação brasileira. O artigo propõe discutir algumas estratégias dando destaque aos mecanismos utilizados para orientar percepções acerca dos vínculos sociais entre os agentes da política, com destaque para os candidatos e os eleitores. Trata-se de um esforço de precisar as relações indissociáveis entre a sociologia da educação e a sociologia da cultura.

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Biografia do Autor

Elias Evangelista Gomes, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas/MG

Elias Evangelista Gomes é professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (ICHL-UNIFAL-MG), coordenador do Laboratório de Educação e Cultura (LEC-UNIFAL-MG).

Maria da Graça Jacintho Setton, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Maria da Graça Jacintho Setton é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), coordenadora do Grupo Práticas de Socialização no Mundo Contemporâneo (GPS-USP).

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Gomes, E. E., & Setton, M. da G. J. (2016). Marketing e Educação Política: um estudo sobre agentes, estratégias e interpretações da cultura. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51728

Edição

Seção

Artigos