Adolescer com Arte (e psicanálise): projetos escolares

Autores

  • Maria Cristina Poli Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ, Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro/RJ
  • Katia Regina Faissol Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Adolescência. Arte. Psicanálise. Escola.

Resumo

Este artigo aborda o processo do adolescer no mundo contemporâneo sob a ótica da Psicanálise a partir do trabalho desenvolvido em uma escola pública federal na cidade do Rio de Janeiro. Os projetos Múltiplas Vozes e Refazer fundamentaram nossa intervenção junto aos jovens, dando-lhes a oportunidade de ampliar o universo simbólico no qual estão inseridos através do encontro com algumas expressões artísticas. Amplia-se assim também as oportunidades de descortinar novos caminhos a serem trilhados em sua inserção no mundo adulto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Poli, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ, Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro/RJ

Maria Cristina Poli é psicanalista, professora no PPG em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida - RJ.  Pesquisadora do CNPq e Jovem Cientista do Estado/Faperj.

Katia Regina Faissol, Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro/RJ

Katia Regina Faissol é psicóloga, Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade na Universidade Veiga de Almeida/RJ.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Poli, M. C., & Faissol, K. R. (2016). Adolescer com Arte (e psicanálise): projetos escolares. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/51152

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)