Habermas e a Transformação Pós-Moderna do Conceito de Formação

Rosa Maria F. Martini

Resumo


A relação entre educação e formação na modernidade é destacada para analisar a transformação
da categoria formação no contexto do pensamento pós-moderno de Habermas.
A teoria da ação comunicativa de Habermas destranscendentaliza a razão iluminista,
transformada em racionalidade presente na ação comunicativa. A racionalidade comunicativa
se expressa por meio de argumentações cognitivas, morais e expressivas que
constituem aprendizagens sociais, configuradoras de processos formativos. Tais processos
exigem, para sua compreensão e reconstrução, um trabalho articulado da Filosofia
com as Ciências Sociais, possibilitador da transformação do conceito monológico
de formação do Iluminismo em processos dialógicos que resultam em significativas
conseqüências para a compreensão crítica da ação educativa na pós-modernidade.


Palavras-chave


Ação Comunicativa. Ação Educativa. Formação. Aprendizagem Social.

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