Reflexão e Análise da Formação de Educadores de Jovens e Adultos do Campo

Autores

  • Katia Pinheiro Freitas Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
  • Lourdes Helena da Silva Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG

Palavras-chave:

Educação do Campo. Educação de Jovens e Adultos. Formação de Educadores.

Resumo

Neste artigo abordamos os desafios da EJA do Campo na formação dos seus educadores, a partir de uma revisão da produção acadêmica nacional do período de 2006 a 2011. Os dados, obtidos junto ao Banco de Teses da CAPES e Instituições do Ensino Superior de Minas Gerais, foram analisados conjugando contribuições teóricas da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Formação de Professores. Nossos resultados revelam, entre outros, uma tendência das experiências de EJA do Campo se desenvolverem por meio de programas e/ou projetos, envolvendo parcerias diversas, com destaque para o envolvimento dos movimentos sociais nos processos de formação dos educadores. Revelam, ainda, a necessidade de investimentos na formação específica dos educadores – formação inicial e continuada, a partir de processos que contribuam para uma melhor compreensão dos aportes teórico-metodológicos dessa modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Pinheiro Freitas, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG

Katia Pinheiro Freitas é mestre pela Universidade Federal de Viçosa (2013), com de pesquisa na área de Formação de Professores. Foi bolsista do Observatório de Educação do Campo CAPES/INEP, no projeto em rede UFV/UFSJ/UEMG (2011-2013); bolsista de Iniciação Científica do CNPq (2009-2010), e voluntária em diversos Projetos de Extensão da Universidade Federal de Viçosa (2007-2008).

Lourdes Helena da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG

Lourdes Helena da Silva é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (2000), possui Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (2008) e Estagio Senior, como Visiting Scholar, na Universidade da Califórnia de Los Angeles (2014). Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atua principalmente nos seguintes temas: educação do campo, pedagogia da alternância, educação de jovens e adultos do campo, agroecologia e representações sociais.

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Freitas, K. P., & Silva, L. H. da. (2016). Reflexão e Análise da Formação de Educadores de Jovens e Adultos do Campo. Educação & Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/47950

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.