Vencimento, Remuneração e Condições de Trabalho de Professores da Rede Municipal de São Paulo

Autores

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP
  • Maria Angélica Pedra Minhoto Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Palavras-chave:

Remuneração Docente. Financiamento da Educação. Valorização dos Profissionais de Educação.

Resumo

O texto caracteriza a remuneração e as condições de trabalho de docentes da rede municipal de São Paulo, entre 1996 e 2010. Analisa a variação do vencimento básico e a composição da remuneração dos professores. Verificou-se que a rede municipal de São Paulo destaca-se em termos de atendimento no país; não há um aumento significativo no valor do vencimento base dos docentes, em comparação com a variação do valor aluno-ano Fundef/Fundeb; o vencimento base é o item de maior peso financeiro na folha de pagamento; o tempo de serviço é o principal fator para a progressão na carreira; e a proliferação de jornadas e a possibilidade de acúmulo de cargos colocaram-se como alternativas de enfrentamento aos baixos salários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Márcia Aparecida Jacomini é professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Realiza pesquisa em Política e Gestão Educacional.

Maria Angélica Pedra Minhoto, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Maria Angélica Pedra Minhoto é doutora em Educação pela PUCSP, professora do Departamento de Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no curso de Pedagogia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Guarulhos.

Publicado

2015-09-10

Como Citar

Jacomini, M. A., & Minhoto, M. A. P. (2015). Vencimento, Remuneração e Condições de Trabalho de Professores da Rede Municipal de São Paulo. Educação & Realidade, 40(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/47294

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)