Acessibilidade / Reportar erro

Pessoas com deficiência e escola: principais mudanças na experiência italiana

Disabled people and school: major changes in the italian experience

Resumos

O texto analisa a experiência italiana de inclusão escolar das pessoas com deficiência, destacando os dispositivos normativos que estabeleceram a transição para um sistema que tem a inclusão como a diretriz fundamental para toda a educação nacional desde os anos de 1970. Na análise, mostra-se a complexidade de instituição de uma política que contempla: a colaboração necessária entre os vários profissionais, a ligação família-escola, a construção de percursos personalizados integrados ao planejamento coletivo para a classe, a formação de professores, a orientação escolar e profissional. Considera-se a educação como parte de um plano de vida da pessoa com deficiência e a construção de seus modos de participar ativamente da vida social.

Educação Especial; Deficiência; Inclusão Escolar; Política Educacional


In this paper, we analyze the Italian experience in educational inclusion of disabled people. In the study, we highlight the regulatory provisions that established the transition to a system in which, since the 1970s, inclusion has been the fundamental guideline for all national education. The analysis shows the complexities of establishing educational policies comprising the necessary collaboration among different professionals, the connection between family and school, the construction of personalized, integrated ways for the collective planning of the classes, the teachers training, and the academic and professional orientation. Education is considered part of a life plan and the construction of an active participation in social life of disabled people.

Special Education; Disabilities; School Inclusion; Educational Policy


  • ASSOCIAZIONE TREELLLE. Caritas Italiana. Fondazione Giovanni Agnelli. Gli Alunni con Disabilità nella scuola Italiana: bilancio e proposte. Trento: Erickson, 2011.
  • CANEVARO, Andrea. Alla Ricerca Degli Indicatori della Qualità dell'Integrazione. In: IANES, Dario; TORTELLO, Mario. La Qualità dell'Integrazione Scolastica. Trento: Erickson, 1999.
  • CANEVARO, Andrea. La Famiglia con Disabilità "A Lezione" Entrevista Concedida a Giorgio Centa. 2013. Disponível em: <http://www.superando.it/2013/07/22/la-famiglia-con-disabilita-a-lezione-da-andrea-canevaro/>. Acesso em: 03 abr. 2014.
  • CANEVARO, Andrea; MANDATO, Marianna. L'Integrazione e la Prospettiva Inclusiva Roma: Monolite, 2004.
  • CELI, Fabio. Programmazione Individualizzata e Obiettivi della Classe: come collegarli? In: IANES, Dario; TORTELLO, Mario. La Qualità dell'Integrazione Scolastica. Trento: Erickson, 2000
  • D'ALONZO, Luigi; IANES, Dario. L'integrazione Scolastica dal 1977 al 2007: i primi risultati di una ricerca attraverso lo sguardo delle famiglie. L'Integrazione Scolastica e Sociale, Trento, v. 6, n. 1, p. 15-29, fev. 2007.
  • DOVIGO, Fabio. Fare Differenze: indicatori per l'inclusione scolastica degli alunni con bisogni educativi speciali. Trento: Erickson, 2007.
  • IANES, Dario. La Speciale Normalità: strategie di integrazione e inclusione per le disabilità e i bisogni educativi speciali. Trento: Erickson, 2006.
  • ITÁLIA. Decreto Ministeriale, n. 226, de 27 de junho de 1995.
  • ITÁLIA. Ministero dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca. Linee Guida per l'Integrazione Scolastica Degli Alunni con Disabilità Roma: 2009.
  • ITÁLIA. Ministero dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca. Indicazioni Nazionali per il Curricolo della Scuola dell'Infanzia e del Primo Ciclo di Istruzione, [S.l.] 2012.
  • MASELLI, Marina; PASQUALE, Giovanna di. A Integração Escolar dos Alunos Portadores de Deficiência na Itália. In: SILVA, Luiz Heron da; AZEVEDO, José Clóvis de; SANTOS, Edimilson Santos dos (Org.). Identidade Social e a Construção do Conhecimento Porto Alegre: SMED/PMPA, 1997.
  • MIELE, Margherita. Didattica Integrata e Strategie di Intervento Site Facolta' di Scienze della Formazione. [s.d.] Disponível em: <http://www.fasf.uniba.it/area_docenti/documenti_docente/materiali_didattici/97_Didattica_ integrata_e_strategie_di_intervento.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2013.
  • PROVINCIA DI SONDRIO. Gruppo di Lavoro Interistituzionale Provinciale Documento base sull' Integrazione Scolastica delle Persone con Disabilità in Provincia di Sondrio, 2007.
  • TILSTONE, Christina. Professional Development of Staff: steps towards developing polices. In: TILSTONE, Christina; ROSE, Richard. Strategies to Promote Inclusive Practice Londres: Routledge Falmer, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    14 Mar 2014
  • Aceito
    10 Maio 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br