Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática

Autores

  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
  • Sandra Valéria Limonta UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Didática. Educação Básica. Ensino Desenvolvimental

Resumo

O artigo problematiza a formação de professores nos cursos de Licenciatura, em particular no de Pedagogia, apontando o dilema que aí se faz presente acerca da didática fundamental e didáticas específicas. Partindo da defesa da ideia de que para ensinar na educação básica é indispensável superar esse dilema, descreve-se a teoria do ensino desenvolvimental e argumenta-se sobre suas contribuições para o enfrentamento desse dilema, tendo em vista o alcance do objetivo mais primordial da educação básica: a aprendizagem consciente e crítica dos conteúdos escolares como condição essencial aos alunos na compreensão e análise do mundo em que vivem.

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Biografia do Autor

Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

É professora na PUC Goiás, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa
Teorias da Educação e Processos Pedagógicos e no Mestrado em Atenção à Saúde, na Linha de Pesquisa Promoção da Saúde. Pesquisa e ensino temas ligados à didática, ensino e aprendizagem, formação de professores e formação de outros profissionais, fundamentando-se nas teorias de
Vygotsky e de Davydov.

Sandra Valéria Limonta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na Linha de Pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo. Temas de ensino e pesquisa: formação de professores, trabalho docente e didática.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Freitas, R. A. M. da M., & Limonta, S. V. (2015). Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46133

Edição

Seção

Didática na Educação Básica