Concepções de Matemática de Alunas-Professoras dos Anos Iniciais

Reginaldo Fernando Carneiro, Cármen Lúcia Brancaglion Passos

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir as concepções sobre matemática
de alunas-professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
de um curso de Pedagogia à distância, no qual realizamos uma pesquisa
qualitativa durante o trabalho nas disciplinas referentes à matemática. As
atividades virtuais ali desenvolvidas geraram dados cuja análise evidenciou
alguns aspectos da concepção de matemática como resolução de problemas.
Tal análise também enfatizou a necessidade de pautar o ensino na
compreensão e na justificativa das fórmulas, dos procedimentos e dos algoritmos.
Além disso, apontou que as alunas-professoras refletiram e problematizaram
suas concepções.


Palavras-chave


Concepções. Matemática. Ensino e Aprendizagem.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo