Currículo e MST: conflitos de saberes e estratégias na produção de sujeitos

Autores

  • Vândiner Ribeiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG
  • Marlucy Alves Paraíso Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Currículo. Educação do Campo. MST. Poder-Saber. Produção de Sujeitos.

Resumo

Este artigo trata dos conflitos em torno dos saberes disponibilizados nos currículos de duas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e das estratégias ali inscritas para a produção de sujeitos. Insere-se no campo do currículo na vertente pós-crítica, incorporando ferramentas conceituais dos Estudos Culturais e dos estudos de Michel Foucault. O argumento desenvolvido é o de que apesar de as relações de poder-saber forjadas no currículo das escolas investigadas serem marcadas pela presença predominante dos conhecimentos autorizados, há ali um esforço de ensinar outros saberes que contribuem para disponibilizar algumas posições de sujeito que são de importância estratégica para a produção do sujeito Sem Terra. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vândiner Ribeiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG

É professora adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFVJM; coordenadora do GPECs: Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículos, Culturas e Sujeitos do Campo e da Cidade e vice-coordenadora do GPGIEd: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Gestão de Instituições Educacionais ambos da UFVJM.

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

É professora Associada do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG; Fundadora e atual coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do CNPQ.

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Ribeiro, V., & Paraíso, M. A. (2015). Currículo e MST: conflitos de saberes e estratégias na produção de sujeitos. Educação & Realidade, 40(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45800

Edição

Seção

Educação do Campo