Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica: em busca de uma epistemologia

Denise Meyrelles de Jesus, Alexandro Braga Vieira, Ariadna Pereira Siqueira Effgen

Resumo


O texto tem como eixo de discussão perguntas frequentes direcionadas a pesquisadores que buscam na pesquisa-ação colaborativo-crítica sustentação teórico-metodológica para realização de seus estudos. Toma como espaço de discussão o contexto social da Educação e dialoga com as
teorizações de Barbier, Santos e Morin para problematizar a natureza do conhecimento e dos resultados constituídos. Entende a perspectiva da pesquisa-ação colaborativo-crítica como abordagem investigativa, epistemológica
e política de produção de conhecimento para educar na diferença e como aporte para a formação docente. Discute o delineamento da questão de investigação, a constituição do pesquisador coletivo, a implicação e os
resultados em pesquisa-ação.


Palavras-chave


Pesquisa-Ação. Conhecimento. Abordagem Colaborativo- -Crítica.

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