Atos de Ler a Educação Especial na Educação Infantil: reordenações políticas e os serviços educacionais especializados

Autores

  • Fabiane Romano de Souza Bridi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil
  • Melina Chassot Benincasa Meirelles Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Especial. Inclusão Escolar. Censo da Educação Básica.

Resumo

O presente artigo
objetiva produzir uma leitura sobre a oferta dos serviços de Educação
Especial na Educação Infantil e seus modos de organização no contexto
da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME/SM). Como questões norteadoras, indagamos de que forma as reordenações políticas no campo educacional incidem sobre a oferta da Educação Especial na Educação Infantil? Como a leitura de um contexto específico, no caso a RME/SM, sinaliza tais mudanças na oferta da Educação Especial na Educação Infantil? Para fins de análise, foram utilizadas informações do Censo da Educação Básica. Como possíveis leituras, destacamos a necessidade de ampliação das matrículas dos alunos da Educação Especial na Educação Infantil e a oferta dos serviços especializados a essas crianças; um olhar atento para os processos de identificação e diagnóstico e para as ações de preenchimento
do Censo Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

é doutora em Educação pela Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos e Políticas
de Inclusão Escolar – NEPIE/UFRGS. Professora Adjunta do Departamento
de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Melina Chassot Benincasa Meirelles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

é doutoranda em Educação no Programa
de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(PPGEDU/UFRGS). Bolsista CAPES/PROESP. Integrante do Núcleo de Estudos
e Políticas de Inclusão Escolar – NEPIE/UFRGS.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Bridi, F. R. de S., & Meirelles, M. C. B. (2014). Atos de Ler a Educação Especial na Educação Infantil: reordenações políticas e os serviços educacionais especializados. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45595

Edição

Seção

Educação Especial