Educação Especial e Inclusão Escolar: tramas de uma política em implantação

Autores

  • Rosângela Gavioli Prieto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil
  • Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil
  • Roseli Kubo Gonzalez Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Educação Especial. Inclusão Escolar. Gestão de Políticas Públicas.

Resumo

Os objetivos deste trabalho são descrever e analisar a
política de educação especial em curso no município de São Paulo, focalizando três dos sete projetos do Programa Inclui, criado em 2010. A análise, decorrente de fontes documentais, de encontros com profissionais de dois centros especializados, conduzidos nos moldes de grupo focal, e de entrevistas semiestruturadas com profissionais do sistema de ensino que atuam na área, mostra movimentos no município para instituir ações que subsidiem a permanência dos alunos nas classes comuns, pela via da ampliação
das ações de suporte pedagógico, de formação específica e continuada e aumento do número de serviços e de agentes de inclusão escolar junto às
escolas municipais.

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Biografia do Autor

Rosângela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

é professora doutora da Faculdade de educação
da Universidade de São Paulo e atua no ensino, pesquisa e extensão com políticas de educação especial. Coordena o Laboratório didático de educação
especial – Ladesp –, o Centro de ensino e pesquisas da e sobre a Língua brasileira de sinais – CesLibras – no âmbito da Feusp, e o GT 15 Educação
especial da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação
– Anped.

Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

é professora doutora da Faculdade
de educação da Universidade de São Paulo, no departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Atua no ensino, pesquisa
e extensão com formação de professores para a educação especial. Coordenadora
da área de educação especial no curso de pós-graduação em Educação
na Feusp.

Roseli Kubo Gonzalez, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

é pedagoga, mestre e doutora em educação pela Faculdade de educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Atualmente trabalha com formação de professores e, também, desenvolve atividades
de pesquisa junto ao Laboratório didático de educação especial (Ladesp)
da Feusp.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Prieto, R. G., Pagnez, K. S. M. M., & Gonzalez, R. K. (2014). Educação Especial e Inclusão Escolar: tramas de uma política em implantação. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45570

Edição

Seção

Educação Especial