Educação Especial e Inclusão Escolar: tramas de uma política em implantação

Rosângela Gavioli Prieto, Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez, Roseli Kubo Gonzalez

Resumo


Os objetivos deste trabalho são descrever e analisar a
política de educação especial em curso no município de São Paulo, focalizando três dos sete projetos do Programa Inclui, criado em 2010. A análise, decorrente de fontes documentais, de encontros com profissionais de dois centros especializados, conduzidos nos moldes de grupo focal, e de entrevistas semiestruturadas com profissionais do sistema de ensino que atuam na área, mostra movimentos no município para instituir ações que subsidiem a permanência dos alunos nas classes comuns, pela via da ampliação
das ações de suporte pedagógico, de formação específica e continuada e aumento do número de serviços e de agentes de inclusão escolar junto às
escolas municipais.


Palavras-chave


Educação Especial. Inclusão Escolar. Gestão de Políticas Públicas.

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