Qualidade das Escolas: tensões e potencialidades das avaliações externas

Autores

  • Cristiane Machado Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre/MG – Brasil
  • Ocimar Munhoz Alavarse Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

qualidade do ensino, avaliação externa, Qualidade do Ensino. Avaliação Externa. Escolas Públicas. Ensino Fundamental.

Resumo

A partir do debate sobre qualidade na educação, este trabalho
objetiva evidenciar o fortalecimento das iniciativas de avaliações externas
como diretriz da política educacional para a melhoria da qualidade da
educação das escolas. Apoiando-se na pesquisa nacional, procura-se mostrar
possíveis interfaces das avaliações com a qualidade da educação. São
destacadas algumas potencialidades e, também, alguns indícios de tensões
das políticas de avaliação no cotidiano escolar. Por fim, conclui-se que a
avaliação externa, concebida como um processo amplo que envolve escolhas
técnicas, políticas e ideológicas, é um importante instrumento para o
incremento da qualidade da educação nas escolas públicas.

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Biografia do Autor

Cristiane Machado, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre/MG – Brasil

é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo
(2003). Atualmente é docente do Mestrado em Educação da Universidade
do Vale do Sapucaí - Univás, em Pouso Alegre/MG, onde coordena o Gepaq
(Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente, Avaliação e Qualidade).
Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: Avaliação Educacional,
Política Educacional, Gestão Educacional e Escolar e Formação Docente.
Participa do Gepave (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional)
na Faculdade de Educação da USP.

Ocimar Munhoz Alavarse, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

é licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal
de São Carlos-SP (1984), Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação
pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Faculdade de
Educação da Universidade de São Paulo, onde coordena o Grupo de Estudos
e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave). Atua principalmente
nos seguintes temas: ciclos, progressão continuada, avaliação educacional
e gestão educacional.

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Machado, C., & Alavarse, O. M. (2014). Qualidade das Escolas: tensões e potencialidades das avaliações externas. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41601

Edição

Seção

Qualidade na Educação Básica