A Atualização dos Primeiros Métodos de Alfabetização em Propostas Contemporâneas

Iole Maria Faviero Trindade, Darlize Teixeira de Mello, Thaise da Silva

Resumo


Este trabalho contextualiza a trajetória dos discursos na área da alfabetização, por meio do exame de seus primeiros Métodos com soletração e sem soletração, de ordens discursivas, como a analítica e a sintética, e de propostas de alfabetização veiculadas por políticas públicas, como a do Programa Nacional do Livro Didático e a Provinha Brasil, no que concerne à implementação e avaliação da alfabetização, a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos nas escolas brasileiras, desde o ano de 2006. Tal contextualização objetiva localizar a atualização dos primeiros métodos de ensino da leitura e da escrita e suas ordens discursivas em propostas de alfabetização contemporâneas.


Palavras-chave


Métodos Tradicionais de Alfabetização. Propostas Contemporâneas de Alfabetização. Estudos Culturais em Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Provinha Brasil.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo