A Produção do Currículo na Televisão: que discurso é esse?

Autores

  • Marlucy Alves Paraíso Universidade Federal de Minas Gerais – Minas Gerais – Brasil

Palavras-chave:

Currículo. Televisão. Educação.

Resumo

Este artigo trata de parte das produções discursivas atuais da televisão sobre a educação e o currículo. Ele se insere no campo dos Estudos Culturais, numa perspectiva pós-estruturalista que incorpora as contribuições de Michel Foucault acerca do discurso e do poder. Apartir da análise de comerciais e programas sobre a educação veiculados pelo Canal Futura - canal televisivo que se autodenomina "o canal do conhecimento", criado pelo setor privado de telecomunicações e que envolve um conjunto de empresários brasileirose estrangeiros -, este trabalho expõe as formas de controle operadas, as técnicas adotadas para divulgar as idéias e as vozes autorizadas a falar nesse meio. Nessa operação, este estudo mostrará como o currículo e a escola têm sido pensados, falados e produzidos pela televisão, no Brasil, neste final de século.

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Biografia do Autor

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais – Minas Gerais – Brasil

Marlucy Alves Paraíso é professora da Faculdade de Educação da UFMG edoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UFRJ.

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Como Citar

Paraíso, M. A. (2013). A Produção do Currículo na Televisão: que discurso é esse?. Educação & Realidade, 26(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41320

Edição

Seção

Artigos