Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública

Autores

  • João M. Paraskeva Universidade do Minho - Braga- Portugal

Palavras-chave:

Restauração Conservadora. Estado. Mercado. Descolarização. Desigualdade.

Resumo

O compasso das políticas educativas e curriculares contemporâneas tem sido profundamente determinado (muito embora não sem resistências) pelo ritmo imposto pelas doutrinas neoliberal e neoconservadora que, entre outras coisas, não só têm contribuído para a trivialização da necessidade de se compreender e, por isso mesmo, defender a educação como um bem público, como também, por conseqüência, têm vindo, de uma forma muito hábil, a colocar em causa a própria noção de escolarização. O trabalho a seguir expõe algumas das mais recentes, preponderantes (e perigosas) propostas educativas e curriculares do projeto neoliberal, com destaque especial para o homeschooling, tentando analisar alguns perigos que advêm da implementação de tais propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João M. Paraskeva, Universidade do Minho - Braga- Portugal

João M. Paraskeva é professor da Universidade do Minho, em Braga, Portugal eHonorary Fellow do Departamento de Currículo e Instrução e Estudos de PolíticaEducativa da Universidade de Wisconsin - Madison, Estados Unidos daAmérica.

Arquivos adicionais

Como Citar

Paraskeva, J. M. (2013). Curriculum.com: a extrema-unção (neoliberal) à escolarização pública. Educação & Realidade, 26(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41315

Edição

Seção

Artigos