O Uso de Textos Polêmicos em Sala de Aula: formação e prática docente

Denise Davila, Renata Junqueira de Souza

Resumo


O objetivo deste texto é duplo. Primeiro analisa como Discursos, formas socialmente aceitas de falar/ouvir, escrever/ler sobre sujeitos em grupos sociais específicos (Gee, 2008), podem influenciar o uso ou a censura a textos polêmicos por docentes em sala de aula. Discute o que as pesquisas têm revelado sobre docentes  utilizando em suas aulas o tema da diversidade. A  partir de exemplo de  livro de literatura sobre a temática do racismo, traz sugestões para que os professores possam conduzir discussões que respeitem a diversidade cultural  de seus alunos e propiciem a formação de opiniões críticas, fazendo assim do professor da educação básica um sujeito responsivo.


Palavras-chave


Temas Polêmicos. Censura. Estado da Arte. Formação Docente.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo