A Literatura Angolana para Infância

Autores

  • Eliane Debus Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Mercado Editorial.

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a inserção das literaturas africanas de língua portuguesa para a infância, produzidas no mercado editorial brasileiro. Para tal, tomamos como leitura os títulos de três escritores angolanos: José Eduardo Agualusa, O Filho do Vento (2006) e Nweti e o Mar: exercícios para sonhar sereias (2012); Ondjaki, Ynari – a menina das cinco tranças (2010) e O Leão e o Coelho Saltitão (2009) e Zetho Cunha Gonçalves, Debaixo do Arco-Íris não Passa Ninguém (2006) e A Vassoura do Ar Encantado (2012). Buscamos destacar nestes textos as características comuns de sua estrutura (tema, enredo, personagens, aspectos linguísticos etc.), bem como o interesse pela escrita de uma literatura de recepção infantil e juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Debus, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É professora do Departamento de Metodologia
de Ensino, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo Literalise: Grupo de Pesquisa sobre literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Debus, E. (2013). A Literatura Angolana para Infância. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38160

Edição

Seção

Literatura Infantil e Diferenças