Educação Antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia

Autores

  • Luiz Fernandes de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica/RJ – Brasil

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Lei 10.639/03. Antirracismo. Educação.

Resumo

A partir da análise de duas legislações que alteraram a LDBEN – a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileira e africanas na educação básica, e a Lei 11.684/08, que
estabelece a obrigatoriedade do ensino de sociologia no Ensino Médio –, o que vamos procurar refletir neste artigo é o duplo desafio pedagógico das legislações para o professor de sociologia no Ensino Médio, ou seja, a tentativa
de afirmação de uma nova postura epistemológica acerca das relações raciais no Brasil e a tentativa de construção de um conhecimento escolar em sociologia que tem como parâmetro novas bases epistemológicas do conhecimento
histórico sobre as relações raciais. Veremos que as tarefas que se impõem na disciplina de sociologia no Ensino Médio com a temática étnicoracial não se expressam simplesmente na aplicação da legislação, mas também
na necessidade de um outro tipo de produção pedagógica e epistemológica que tenha um compromisso com uma educação antirracista.

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Biografia do Autor

Luiz Fernandes de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica/RJ – Brasil

É doutor em Educação Brasileira pela PUC-Rio.
Professor Adjunto I do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do
Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. Membro fundador da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Publicado

2014-01-28

Como Citar

de Oliveira, L. F. (2014). Educação Antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia. Educação & Realidade, 39(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/37594

Edição

Seção

Ensino de Sociologia