Cidadania, Educação e Cotidiano

Autores

  • Angélica Araujo de Melo Maia Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB – Brasil
  • Maria Zuleide Costa Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB – Brasil

Palavras-chave:

Cidadania. Educação. Estudos do Cotidiano.

Resumo

O presente trabalho situa-se como um ensaio teórico que aborda o tema da cidadania como prática do cotidiano. Propõe algumas construções conceituais nesse campo e, ao mesmo tempo, procura estabelecer interlocuções com situações vinculadas a processos educacionais, especialmente àqueles que acontecem no dia
a dia da escola. Busca-se efetuar conexões entre categorias relacionadas ao âmbito dos estudos do cotidiano e perspectivas temáticas de autores europeus
que recentemente têm discutido a cidadania como prática cotidiana. Três categorias analíticas, agência, experiência e identidade, atuarão como
referência na interligação entre as duas linhas de investigação apresentadas sobre o tema. Por último, ressaltar-se-á o que a aproximação de aspectos
advindos das duas propostas em questão poderá trazer ao campo de estudos da cidadania e de suas interfaces com a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Araujo de Melo Maia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB – Brasil

é doutora na área de Políticas Educacionais
(PPGE/UFPB) e professora Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras
Modernas da Universidade Federal da Paraíba.

Maria Zuleide Costa Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB – Brasil

é professora Associada I, da área de Políticas
Educacionais, atuando nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Maia, A. A. . de M., & Pereira, M. Z. C. (2014). Cidadania, Educação e Cotidiano. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/35884

Edição

Seção

Artigos