A Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e a Pesquisa em Educação

Autores

  • Gustavo Gilson Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE - Brasil
  • Anna Luiza Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE - Brasil
  • Rui Gomes Mesquita Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE - Brasil

Palavras-chave:

Teoria do Discurso. Pesquisa em Educação. Metodologia da Pesquisa. Epistemologia. Pós-estruturalismo.

Resumo

O artigo desenvolve uma discussão teórico-metodológica sobre as possibilidades e condições para a articulação de abordagens pós-estruturalistas, especialmente da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, na realização de pesquisas empíricas em educação. Inicialmente, é delineada uma breve
revisão conceitual sobre a ontologia pós-estruturalista e sobre suas consequências quanto à rejeição do positivismo e da epistemologia moderna. A seguir, são apresentadas e analisadas quatro proposições formuladas por
Glynos e Howarth para a realização de pesquisas referenciadas na teoria do discurso. Por fim, é resgatado o debate sobre a exigência de rigor analítico e
sobre o potencial crítico dessa teoria na realização de pesquisas no campo da Educação.

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Biografia do Autor

Gustavo Gilson Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE - Brasil

É doutor em Sociologia, professor do Programa de
Pós-Graduação em Educação Contemporânea do CAA/UFPE e do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do CE/UFPE. Realiza
estudos sobre Currículo, Teoria do Discurso e Identidades Religiosas. Participa do Coletivo Butuca, da Associação Brasileira de Currículo (ABdC)
e do Grupo de Pesquisa Pós-estruturalismo, política e construção de identidades da UFPE.

Anna Luiza Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE - Brasil

É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do CAA/UFPE e do Núcleo de Formação Docente do CAA/UFPE. Possui Doutorado em Educação e desenvolve trabalhos na área
de Currículo, Teoria do Discurso, Diferença, Gênero e Sexualidade. Participa do Coletivo Butuca, da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e do
Grupo de Pesquisa Pós-estruturalismo, política e construção de identidades da UFPE.

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Rui Gomes Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE - Brasil

É doutor em Sociologia, professor do Programa de
Pós-Graduação em Educação do CE/UFPE e do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do CE/UFPE. Desenvolve trabalhos
sobre Currículo, Teoria do Discurso, Educação Popular e Movimentos Sociais. É coordenador do Coletivo Butuca e membro do Grupo de Pesquisa Pós-estruturalismo, política e construção de identidades da UFPE. 

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Oliveira, G. G., Oliveira, A. L., & Mesquita, R. G. (2013). A Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e a Pesquisa em Educação. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/29574

Edição

Seção

Artigos